Receita de pão de queijo mineiro

queira acordar todo dia com um balainho recheado desses!

queira acordar todo dia com um balainho recheado desses!

Meus dotes culinários não são lá grandes coisas, preciso admitir. Mas morando sozinha e mais tarde fora do Brasil, uma coisa que precisei aprender foi cozinhar em casa.

 Faço arroz, feijão, legumes, tudo aquilo que eu comia quando era pequena, gosto de fazer aqui. Não vejo problema em cozinhar sem os ingredientes iguais aos do Brasil. Faço a comida com o que tem por aqui e ainda bem, não tive dificuldades em adaptar o paladar!

 Uma coisa que adoro fazer, para lembrar de casa, é pão de queijo. Sou mineira, e se deixar, comeria pão de queijo em todas refeições, para sempre! E como diz a jornalista Ana Holanda, cozinhar é resgatar memórias.

 Outro dia postei no instagram a receita e o passo a passo de como faço pão de queijo aqui na Holanda. Foi um sucesso, todo mundo adorou . Por isso vou deixar registrado aqui também, a receita que aprendi com minha mãe, de um autêntico pão de queijo mineiro.

A receita do pão de queijo

Vamos aos ingredientes:

  • 1 kg de polvilho doce

  • 120 ml de água

  • 120 ml de leite

  • 120 ml  de óleo

  • de 5 a 6 ovos

  • mais ou menos 300 g de queijo ralado (pode ser mussarela, parmesão ou qualquer outro que tenha na sua região. no brasil, uso o queijo minas ou canastra)

  • 1 colher de sopa de sal (se o queijo que você usar for salgado, não coloque sal ou coloque menos)

 Modo de preparo:

Em uma panela ferva a água, o leite, o óleo e o sal. Em uma vasilha grande e alta, coloque o polvilhe e despeje essa mistura líquida e fervente, para escaldar o polvilho. Misture com um colher porque vai estar quente, e espere um pouco até que fique morna. Adicione os primeiros 5 ovos e sove. Se a massa estiver dura, acrescente mais um ovo e assim vai. Sove mais. Adicione o queijo ralado e sove até que a massa fique lisa. Forre o tabuleiro com papel manteiga ou unte com óleo ou manteiga. Na hora de fazer as bolinhas, passe óleo ou manteiga nas mãos senão a massa gruda. Coloque no forno pré aquecido a 180 graus e em mais ou menos 30 minutos já está pronto. Como cada forno funciona de um jeito diferente, fique de olho, quando as bolinhas estiverem com o topo dourado é porque já está pronto.

Você pode congelar assado ou sem assar. Assado, coloque em saquinhos de plástico direto no congelador. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente e esquente no forno por poucos minutos. Se quiser congelar sem assar, coloque as bolinhas num tabuleiro ou forma que caiba no freezer porque elas precisam estar separadas umas das outras senão vão grudar.

Para assistir ao passo que passo no instagram, clique aqui: https://www.instagram.com/oliviamedisse/ já segue a gente por lá?

Pode não parecer mas é bem simples e fácil de fazer. Se tentar, me conta como foi!