Olivia me disse

O projeto Bebês no Museu

Dicas & IdeiasOlivia me disseComment
 Quadro de Picasso - Maya  à la poupée - retirado do site www.purepeople.com

Quadro de Picasso - Maya à la poupée - retirado do site www.purepeople.com

Me chamou muito a atenção um projeto que integra bebês de 0 a 3 anos e suas famílias ao espaço do museu. O projeto é desenvolvido desde 2012 pela educadora Paula Selli no museu Lasar Segall em São Paulo. Em 2014, o projeto foi reconhecido internacionalmente como uma das cinco melhores práticas educativas e culturais pelo Comitê para Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus (Icom).

A idéia de estimular a descoberta, as atividades artísticas e imaginativas sempre foram prioridades em relação a criação da Olivia. Mas é sempre muito difícil encontrar espaços públicos onde são oferecidas tais atividades para bebês ou crianças menores de 3 anos. Sempre que vou à Londres pesquiso, naquela infinidade de museus com entradas gratuitas, atividades em que pudesse levá-la, mas a idade dela, hoje com 1 ano e 6 meses, nunca a favoreceu. Aqui em Nuremberg também têm vários museus, nenhum com atividade semelhante à do projeto em questão.

Museu pode não parecer um lugar apropriado para bebês, mas sempre que viajo, levo Olivia comigo para visitar algum. Nossa última experiência em Amsterdam foi ótima, as facilidades do Rijksmuseum, apesar de nenhuma atividade para ela, nos ajudou bastante. E nas lojas dentro dos museus sempre acho um livrinho de artes legal para a biblioteca dela!

A Carta Educação fez uma entrevista bem completa e informativa com a Paula Selli sobre o projeto. Para ler e saber mais, clique aqui.