Olivia me disse

Laufrad | A bicicleta sem pedal

CapítuloOlivia me disseComment

Uma das dezenas de coisas que só vi depois que me mudei para a Alemanha foram as bicicletas sem pedal para as crianças. É bem possível que, mesmo de passagem ou turistando por alguma cidade daqui, você verá essas bicicletas pela rua. São bem comuns, os pequenos antes de andar já estão em cima de uma Laufrad, a tal bicicleta sem pedal. 

 Photo by @nininoes | www.lena-max.blogspot.nl

Photo by @nininoes | www.lena-max.blogspot.nl

Não é por acaso que faltam os pedais. É uma técnica! O movimento na bicicleta promove o desenvolvimento motor e também o senso de equilíbrio. O segredo está aí! Se impulsionando na bicicleta, as crianças vão aprendendo a se equilibrar em cima delas, até fazer a transição, com muito mais facilidade, para a bicicleta com pedais. A frenagem também fica bem intuitiva, feita com os pés ou com uma trava de mão no guidão, dando mais segurança na hora de passear por aí. 

 Photo from this image by www.fahrrad-gesundheit.de 

Photo from this image by www.fahrrad-gesundheit.de 

Muitos pais presenteam seus filhos com esse modelo já no primeiro aniversário, treinando dentro de casa e depois na rua ou nos parques. Existem modelos com 4 rodinhas para crianças de 1 ano, que são mais seguras e mais fáceis de equilibrar. O modelo de 2 rodas é aconselhável (é só um conselho, tudo depende do desenvolvimento individual da criança) a partir de 2 anos de idade por ser mais fácil de controlar o movimento e a velocidade enquanto estiver dirigindo.