Olivia me disse

10 dicas para fazer uma road trip com crianças

Viagens, Dicas & IdeiasOlivia me disseComment

A gente viaja muito e quase sempre de carro. Por 2 motivos: o Max morre de medo de avião e viajar de carro pela Europa é fácil e sensacional. As estradas são maravilhosas em todos os sentidos. Ano passado, em dezembro, fizemos a nossa maior road trip com nossos 2 filhos e foi daí que surgiu esse post: dicas para sobreviver a uma road trip com crianças. 

 Conseguem enxergar duas crianças no meio de tanta coisa? 

Conseguem enxergar duas crianças no meio de tanta coisa? 

Vou começar com a dica que eu acho mais importante, mas depois é aleatório:

1- Escolha a melhor hora para viajar. Explico. Nós geralmente saíamos bem cedinho, para aproveitar o dia e se o destino não fosse muito longe, ainda aproveitar o resto do dia. Mas descobrimos que isso não funciona para gente. Acordar os meninos muito cedo e colocá-los no carro acaba despertando, a Olivia não se sente bem e passa mal. Então ou saímos mais tarde, depois do café da manhã e eles tiram uma soneca ou saímos à noite, mais ou menos às 18 horas, depois de um jantar leve e eles já dormem. É sempre bom experimentar horários variados para encontrar a melhor hora de viajar, sempre considerando que se for a hora de dormir, melhor para todo mundo!

2- Use roupas confortáveis. Vale para crianças e pais. Se vocês vão passar muitas horas no carro, o que puder fazer para ficar mais confortável, faça! Às vezes os meninos vão de pijama mesmo, principalmente se for à noite. Se não, conjunto de moletom, nada que aperte a cintura ou o pescoço e calçado que sai fácil. Se ainda é preciso trocar fraldas, vista uma roupa fácil de tirar e colocar. Eu também me visto de maneira prática porque sempre tenho que fazer malabarismos dentro do carro ou sair e entrar muitas vezes.

3- Pare na estrada. De todas as paradas de estrada que já fomos, as da Alemanha são as melhores, eu diria imperdíveis! Tem sempre um playground, boa comida (leia-se brezel e schnitzel) e banheiro limpo. Pare sempre que quiserem, não se apressem em chegar ao destino final. Assim todo mundo pode tomar um ar, esticar as pernas e continuar a viagem.

4- Ajeite bem as malas. Eu sempre arrumo as malas de maneira que, se eu precisar pegar qualquer coisa, (uma troca de roupa, meia, chinelo) que esteja por cima. Assim não é preciso mover outras malas para achar o que precisa.

5- Prepare playlists. Planeje playlists com as músicas preferidas das crianças. Soundtracks dos filmes preferidos, de desenhos, ou até audio books. A Olivia e o Lio amam o Super Simple Songs e eu já faço o download no Apple Music, assim não consome toda minha internet. Por alguma razão a Olivia adora Calvin Harris (será que ouvi muito na gravidez? hehe) e como já sei, também deixo downloaded no meu telefone e vamos cantando todos juntos! 

6- Leve os brinquedos favoritos. Alguns dias antes de viajar, esconda alguns brinquedos favoritos. Durante a viagem, vá apresentando um por um, porque não sei aí, mas aqui os brinquedos duram só uns 15 minutos de entretenimento! Se eu levo 4 brinquedos, tenho 1 hora garantida!

7- Adesivos. Aqui em casa funcionam como hipnose: eles se concentram tanto em tirar da cartela, quanto para encontrar um lugar para pregar. Depois dá trabalho tirar um por um, semanas depois eu ainda encontro adesivo espalhado por aí, mas eles se divertem e temos mais alguns minutos de sossego.

8- Prepare lanches. Eu tento sempre levar coisas que não fazem bagunça dentro do carro, como maçã já cortada, banana, biscoito que não esfarela demais e sachês de frutas. Eles comem sanduíches tipo mixto quente, (pão de forma, cream chesse, queijo e presunto) então também já deixo pronto. Fazer picnic dentro do carro ou na estrada é uma das melhores partes da viagem!

9- iPad: Sabe aquela hora que estão todos descabelados e ninguém aguenta mais nada? Filme no iPad entra em cena. Comprei uns filmes que eu já sei que eles gostam, ajeito o tablet entre as poltronas da frente e essa é a sessão de cinema. 

10- Treine sua paciência: Essa dica é especial para nós, pais, e eu a coloco em prática não só em viagens, mas toda vez que saímos de casa: treino minha paciência. A gente adora viajar, em todas as suas etapas. Antes, na hora de planejar, durante, explorando tudo, e depois, na volta para casa. Pode parecer, mas nem tudo são flores, é claro, e haja paciência!