Olivia me disse

Artis Royal Zoo, o zoológico de Amsterdam

Dicas & IdeiasOlivia me disseComment
artis ams 1

Esse post está rascunhado no meu caderninho há meses, e eu nunca com coragem para escrevê-lo e publicá-lo. Primeiro porque essa não é uma opinião pró ou contra os direitos dos animais, só a perspectiva de uma visitante. Segundo e mais importante, eu só ouvia coisas boas desse zoológico: é uma atração imperdível, um dos melhores zoos da Europa, lugar perfeito para as crianças. E eu não achei nada, nada, nada disso e fiquei com medo de expor minha opinião tão contrária. Vou te contar porquê.

O zoológico de Amsterdam se chama Artis e fica no bairro De Pijp, bem central. Talvez por causa da localização, é pequeno, você entra e já dá de cara com um dromedário! Até aí, ok, como quase tudo em Amsterdam é apertado, pequeno, espaços físicos reduzidos, eu não esperava muito. Em relação ao tamanho do zoológico, tenho como comparação dois outros que fui e são melhores: em Santiago no Chile e em Nuremberg na Alemanha. 

Você deve estar se perguntando: qual o problema o zoológico ser pequeno? O problema é que os lugares destinados aos animais acabam sendo pequenos também. Assim que eu fui vendo as jaulas, as grades, os quadradinhos onde eles moravam, uma coisa ficava proporcionalmente mais evidente: aquele não era o lugar daqueles bichos. Nunca militei na causa, mas também sempre me sinto desconfortável em visitar zoológicos. Em Nuremberg sempre tinha ONG protestando contra na porta do zoo, mas lá era uma floresta, quase. Um dia ficamos lá, eu, as crianças e um grupo de mães, durante mais de 5 horas e não vimos tudo. Estavam presos, mas tinham espaço para andar, e sempre tinha mais de um exemplar de cada espécie. Acredito que isso deve ser importante para interagirem entre si.

artis ams 2

Aqui em Amsterdam os animais tem cara de tristes. É engraçado, mas é verdade. Vi uma pantera (não sei se é mesmo uma pantera, era um felino de cor escura) que estava sozinha numa jaula pequena. Com cara de triste. Ao mesmo tempo, uma gaiola grande mas com vários tucanos, papagaios, araras, muitos mesmo, sobrando um espacinho para cada um. Na minha opinião, os animais não estavam em boas condições. 

Se você entra no site do zoológico, vai ter uma visão diferente. É super organizado, atividades para adultos e crianças, fotos maravilhosas. Bem atrativo. Mas a realidade, que eu vi, foi bem diferente. Cheguei a pensar que talvez fosse o dia, que estava feio e nublado, talvez não tenham limpado o lugar como de costume, talvez naquele dia eu também estava mais sensível! O preço também é alto, como a maioria dos zoológicos: crianças até 2 anos não pagam, até 9 anos pagam 18,50 euros e adultos pagam 22 euros. 

Só depois de 7 meses morando aqui fomos visitar e eu poderia ter ficado sem ir. Não acho que seja uma atração imperdível, com tantas outras coisas para se fazer em Amsterdam e região. Eu não gostei e nesse caso, a primeira impressão foi a que ficou. 

artis ams 3

Você gosta de visitar zoológicos quando viaja? Quais já foi?