Olivia me disse

8 idéias de atividades livres de telas

Olivia me disseComment
 O Lio pensando: quando será a minha vez de segurar esse pincel? 

O Lio pensando: quando será a minha vez de segurar esse pincel? 

Nem Olivia, nem o Lio vão para creche. A gente fica junto o dia inteiro e eu tenho que ser extremamente criativa para entreter os dois e não me render a televisão e iPad. Eles assistem filmes, desenhos, brincam no tablet, mas com moderação, um limite que eu e o pai deles decidimos. Nada radical acontece aqui em casa porque a gente acredita muito em equilíbrio!

A gente brinca muito junto e eu acho importante que essas brincadeiras sejam agradáveis para mim também. Ora bolas, eu também estou brincando! haha Eu sempre pesquiso em blogs e sites de revistas atividades diferentes para variar no dia a dia, e foi assim que eu resolvi listar aqui as nossas 8 atividades favoritas livres de telas. A Olivia tem 3 anos e meio e o Lio tem 1 ano e meio, só para situar a faixa etária das brincadeiras. Vamos lá:

1- Papel e canetinha: é a atividade que mais faz sucesso aqui e não vou mentir, é porque eu também adoro desenhar então me empenho! Usamos as canetinhas da Crayola que são laváveis porque aí a preocupação diminui pra quase zero. Podem rabiscar a vontade e eu não preciso falar mil vezes: desenhar só no papel!

2- Pintar: a Olivia tem gostado muito de pintar, desde a Páscoa, quando pintamos os ovinhos. Preparo a mesa com um forro de papel mais resistente, coloco uma roupinha velha e ela pinta desenhos impressos ou folha em branco. O Lio usa as crayolas nessa hora, ele faz bagunça demais, demais! Vou organizar umas esponjas e pincéis maiores para ele. 

3- Dançar: eu escolho o soundtrack dos filmes que eles mais gostam e a gente dança todas a músicas! Por fim eles cansam e vão brincar de outra coisa ainda ouvindo o som. Há um tempo atrás era Frozen, claro, mas agora tem sido Sing. Eles também adoram as músicas que tocam na rádio quando estamos no carro, então intercalo com essas também, os top hits do momento!

4- Brincar com bichos: o Lio adora dinossauro, aí comprei um kit com vários dinossauros na loja Hema, aqui em Amsterdam. A gente inventa história, empilha, emparelha, esconde e acha. Rende algumas horinhas de brincadeira.

5- Livros: agora que a Olivia entende as histórias ela também quer contar a versão dela. Então escolho uns livros sem muito texto, conto primeiro, depois ela. Até o Lio anda inventando histórias!

6- Fazer pipoca: os dois amam pipoca, eu também. Fazer pipoca aqui em casa é um evento! Eu trouxe do Brasil uma pipoqueira de fogão, e eles adoram desde escutar o barulhinho das pipocas estourando até roubar pipoca um do outro. E nessa, o lanche da tarde já está resolvido!

7- Massinha: eu já tentei fazer massinha caseira mas feun feun feeeeun, não deu certo. A gente usa as da Play-Doh mesmo, a Olivia adora! Palavra mágica aqui em casa é massinha! Guardo essa atividade pra quando eles estão muito bored ou quando já se esgotaram as possibilidades. Eles ficam um bom tempo brincando, e agora o Lio já brinca também, sem comer. 

8- Banho de banheira: demorado! Encho a banheira, coloco espuma ou um sachê com um pó que colore a água e voilà, eles amam. Ficam lá dentro até os dedinhos ficarem parecendo uva passa! A Olivia leva umas bonequinhas, dá banho, lava os cabelos. O Lio leva os dinossauros, um trator e quase não cabe eles mesmos dentro da banheira! haha É bom para quando estão irritados, chorando, quando brigaram porque é relaxante. E também, já ficam de banho tomado. 

Espero que tenha dado algumas idéias, que nunca são demais quando o assunto é criança. Tem dias que eles brincam sozinhos, brincam durante uma hora, brincam juntos. Tem dias que brigam, jogam tudo no chão e não querem nada! Acho que é assim com todo mundo certo?

E vocês? Gostam de brincar de quê?