Olivia me disse

Dicas práticas para sobreviver a um fim de semana sozinha com seus filhos pequenos

Dicas & IdeiasOlivia me disseComment

Que título grande e dramático, alguns pensarão. 

Mas é que por alguns minutos eu realmente pensei que fosse ficar 3 dias sem tomar banho, sem conseguir cozinhar, sem sair de casa. Uma amiga ainda me manda uma mensagem motivadora: "Espero que você sobreviva ao fim de semana. Estou aqui se precisar de qualquer coisa".

Veio daí a idéia desse post.

Porque na verdade eu não vi nada de mais em passar o fim de semana sozinha com duas crianças nessa cidade que só chove,  que eu não conheço ninguém, que eu ainda tenho medo de me perder ao sair na rua. Ops, mais drama! Mas aí eu lembrei que normalmente eu passo o dia inteiro com eles e que eu poderia usar esse fim de semana como justificativa para uma viagem sozinha. E também sem marido em casa quer dizer uma criança a menos para cuidar. Há, eu já estava no lucro!

Contextualizando: Max é louco por snowboarding e nevou na Áustria durante a semana. The mountains are calling, ele teve que ir. Nós já fomos juntos várias vezes, mesmo que eu não esquie e com bebês pequenos porque Nuremberg ficava pertinho. Agora, em Amsterdam, pode levar até 9 horas até lá e eu não quis encarar essa viagem que duraria só 2 dias. Então eu fiquei com Olivia e Lio durante o fim de semana inteiro, sem interrupções, 36 horas seguidas. E para não enlouquecer, me preparei e tenho algumas dicas!

  • Pense no que vão comer e prepare tudo antes. Isso inclui ir ao supermercado e comprar o que vocês estão acostumados a comer. Já compre também fralda, leite em pó, coisas do dia a dia para evitar ir ao mercado com os filhos. Pode ser um trabalho ter que sair às compras com os pequenos mas dá pra evitar, se planejar antes.
  • O Lio começou a andar tem uns 4 meses. Então ele anda sem limites pra todo lado. Como eu ia tomar banho? No outro apartamento eu colocava o carrinho na porta do banheiro e ele ficava quietinho lá dentro e eu conseguia vê-lo. Olivia não dá trabalho em relação a isso, ela se distrai ou espera. Minha mãe teve uma idéia genial: todo mundo toma banho junto na banheira, eu saio primeiro, me seco e visto. Enquanto isso eles estão "presos" na banheira! Assim fizemos e deu certinho.
  • Para dormir, coloquei 2 colchões na sala e fiz um acampamento! Eu e meus irmãos fazíamos isso em casa ou na casa da minha avó quando dormiam todos os 345 primos juntos! Era muito bom e os dois adoraram.
  • Agora a melhor parte! Brinquedos novos para eles ficarem entretidos e eu não ter que lançar mão da babá Netflix por muito tempo. Fui no Ikea uns dias antes e comprei um brinquedo para cada e uma surpresa pros dois:
pino e martelo.JPG

O Lio adora bater os brinquedos no chão então achei que esse seria a melhor distração pra ele. Brincamos os 3 juntos e deu até pra aprender a ter paciência e esperar a sua vez de bater! Todos os buraquinhos vêm com pininhos é claro que alguns já estão perdidos pelo sofá!

Olivia sempre gostou de papel e lápis. Quando vi esse super caderno de atividades, pensei nela na hora! Tem várias páginas com atividades variadas e os desenhos são grandes, perfeitos pra idade dela, 3 anos. Ela também está se interessando por cortar então trouxe também esse conjunto com 2 tesouras, da última foto. Ela adorou!

casa e tunel.JPG

A surpresa era essa casinha e o túnel. Em todos os playgroups que vamos eles sempre brincam muito nesse túnel. Eu sempre achei o material e as cores horríveis, nunca quis comprar por causa disso. Mas como eu sabia que eles iam gostar, achei uma boa hora pra comprar. A casinha custou 7.99 euros e o túnel 12.95 euros. Precinhos bons de Ikea! E esse trombolho está no meio da minha sala até hoje!

Uma alternativa a comprar brinquedos é esconder alguns preferidos uma semana antes. Quando chegar a hora da necessidade (rsrs) é só apresentar os brinquedos novamente. Serão como novos! Eu faço isso bastante aqui em casa, o rodízio. Toda semana escondo uma caixa com brinquedos e dou outra pra eles brincarem. Eles redescobrem os brinquedos antigos e se divertem como se nunca tivessem brincado com eles!

O fim de semana passou mais rápido do que imaginei, saímos sábado e domingo de manhã pra dar uma voltinha pela pracinha e estamos todos sãos e salvos!

Vocês, o que fazem quando tem que passar muitos dias sozinhas/os com os filhos?